Patativa em todos os pontos inicia as comemorações do Centenário de Patativa do Assaré no Ceará
Um cortejo pelos espaços abertos do Dragão do Mar ao cair da tarde de quinta-feira, dia 18 de dezembro, marcará a abertura do projeto Patativa em todos os Pontos, que abre as homenagens ao centenário de Nascimento de Patativa do Assaré a ser celebrado em 05 de março de 2009.
Com o propósito de possibilitar o encontro de diversos grupos artísticos, entre exposições, teatro, musica, literatura e oficinas, o projeto também fará o lançamento da ação "Amigos do Patativa", que visa arrecadar fundos para a restauração da casa do poeta cearense.
O evento que segue de 18 a 19 de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, contará com a presença do secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, o professor BC Neto, e representante da família de Patativa e do município de Assaré. A ação é promovida pelo Instituto da Cidade, em parceria com os Correios.
A idéia surgiu não só para comemorar o Centenário de nascimento de Patativa do Assaré, mas o conhecimento maior deste poeta e auto-didata, através das diversas artes promovidas pelos Pontos de Cultura do Estado do Ceará e demais grupos artísticos, fazendo a população viver a história deste mestre da literatura e da musica no Ceará.
Por isso, podemos citar o poeta como um "ponto" em que se fez conhecer o talento e a capacidade de resistir, fazer ouvir e difundir o universo sertanejo desde sua cultura, a beleza de sua natureza, a sua luta pela sobrevivência, cantando em verso e prosa os contraste do sertão nordestino.
Motivada pelo tema central, a programação do evento está comprometida com a integração de grupos populares, convidados a representar Patativa dentro de seu segmento artístico, debates que visam reafirmar a cultura cearense forte, e a literatura que ultrapassa gerações. Serão realizadas mostras de artes integradas com a apresentação dos trabalhos preparados por Pontos de Cultura do Estado do Ceará, e outros estados convidados dentro do seu segmento, (teatro, dança,musica, literatura, fotografia, audiovisual) todas com a temática "100 Anos de Patativa".
Haverá uma integração entre inúmeros seguimentos artísticos dentre eles a música, passando pela arte cênica com o teatro de Mamulengos – PC Invenção Brasileira - DF, que hoje se torna a forma mais tradicional de teatro de bonecos no Brasil.
Uma exposição de fotografia e oficina de cordel, do PC Aqui tem Coisa – de Assaré , darão ao público uma perfeita dimensão do completo artista que Patativa se tornou. No decorrer dos dois dias os participantes farão uma viagem pela vida e história desse artista, poeta e cantador cearense. Estarão presentes ainda no Cortejo os Pontos de Cultura Roteiro de Luz e CIRCO, o Amanda com uma vinheta de animação, além de outros Pontos de Cultura de Fortaleza.
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré
Segundo filho de uma família pobre de agricultores de subsistência, freqüentou a escola por apenas quatro meses, em 1921, mas desde então vem "lidando com as letras", como ele mesmo afirmou. Atuava como versejador em festas, e quando comprou uma viola, deu-se início à atividade de compositor, cantor e improvisador. Seu primeiro poema publicado no Correio do Ceará se seu em 1926 e seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, trinta anos depois, em 1956, seria lançado. Em 1978 publicou o livro Cante Lá que Eu Canto Cá, e em 1979 iniciou, com Poemas e Canções, a gravação de uma série de discos, entre os quais se destacam Canto Nordestino (1989) e 88 Anos de Poesia (1997).
Serviço
Projeto Patativa em todos os Pontos -Centenário de Patativa do Assaré
Data: 18( a partir das 17h, com a abertura oficial às 19 horas) e 19 de Dezembro a partir das 8h com credenciamento.
Local: Centro Cultural dragão do Mar
Acesso e Programação: GRÁTIS
Informações: ( 085) 3253.3441/ 88509531/9539
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário